AGORA É OFICIAL: AS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES SERÃO MANTIDAS EM MINAS GERAIS
Após intenso trabalho do Deputado Estadual Coronel Henrique, o Governo de MG publicou a "Resolução Conjunta SEE/CBMMG nº 1 de 30 de janeiro de 2024" que cria o nosso modelo próprio para a continuidade das ECIMs, com a participação dos militares do Corpo de Bombeiros nas escolas.
As instituições de ensino estaduais que integravam o extinto Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim) serão mantidas por meio de um novo modelo de gestão compartilhada, que une a qualidade de ensino aferida por indicadores educacionais à tradição, disciplina e prestígio dos militares do CBMMG. O Governo de Minas anunciou a continuidade do modelo de gestão em julho de 2023.
A perspectiva é a de que as tarefas do CBMMG sejam complementares às do Corpo Docente da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) nas escolas. Todos farão parte da mesma equipe, liderados pelo diretor escolar, buscando ações conjuntas que possam aprimorar as práticas educativas da escola na formação integral dos estudantes.