Aprovado em 1º turno o PL reconhece como de relevante interesse cultural o processo de fabricação do Doce de Leite de Viçosa

20Maio2021

Aprovado em 1º turno o PL reconhece como de relevante interesse cultural o processo de fabricação do Doce de Leite de Viçosa

A- A A+

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou em primeiro turno o projeto de lei nº 632/2019, de autoria do Deputado Estadual Coronel Henrique, que reconhece como de relevante interesse cultural o processo de fabricação do Doce de Leite de Viçosa.

"O Doce de Leite Viçosa, produzido no Município de Viçosa desde 1980, é reconhecido pelo público e por especialistas como o melhor doce de leite do Brasil. Um patrimônio de nosso Estado que deve ser valorizado cada vez mais", justifica o parlamentar.

Originalmente, o Projeto também tinha o intuito de torná-lo patrimônio imaterial do Estado. No entanto, em parecer emitido pela Comissão de Cultura, a ALMG informou que a atribuição de declarar patrimônio cultural é privativa do Executivo.   

Produzido desde 1980 pelo Laticínio da Fundação Arthur Bernardes – Funarbe, o Doce de Leite Viçosa possui textura macia, sabor inigualável e qualidade reconhecida em todo o país.

A versão tradicional do doce participa do evento mais respeitado do país, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos (organizado pela Epamig e Instituto de Laticínios Cândido Tostes) desde 2000, sendo sempre premiado entre os três primeiros colocados. O Doce de Leite Viçosa venceu o concurso em nove ocasiões: 2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015 e 2016.

O projeto de lei agora segue de volta para a Comissão de Cultura, antes de ser apreciado em 2º turno.

Repercussão

Devido a sua importância para a economia e para a cultura do Estado, o Projeto de Lei de Coronel Henrique, foi destaque em diferentes veíulos de imprensa. Veja abaixo:

Portal G1: CLIQUE AQUI

O Tempo: CLIQUE AQUI

Itatiaia: CLIQUE AQUI

Estado de Minas: CLIQUE AQUI

Tribuna de Minas: CLIQUE AQUI

TV Rede Minas: CLIQUE AQUI