Coronel Henrique parabeniza AMAN por seus 210 anos

03Maio2021

Coronel Henrique parabeniza AMAN por seus 210 anos

A- A A+

Casa de Valores e Berço de Tradições do Exército Brasileiro, a Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN completou no último dia 23 de abril, 210 anos. "Tenho orgulho de ter dedicado 23 anos da minha vida servindo na AMAN e cooperando na formação de várias gerações de cadetes, que hoje são verdadeiros líderes do Exército", ressaltou o Deputado Estadual Coronel Henrique.

Os primeiros esforços para a implantação do ensino militar no Brasil datam do século 18. Mas apenas em 1811 é oficialmente inaugurada a Academia Real Militar. Reunindo inicialmente 73 alunos, sendo seis civis e os demais militares, a Academia já se mostrava a que veio: integrar e fortalecer o ensino, não importando a origem de seus homens ou a localização da instituição, que esteve presente em diversas partes do Brasil até chegar a Resende (RJ). 

Para ingressar na AMAN, é necessário prestar concurso público. Ela forma jovens de 17 a 22 anos, que são nomeados Oficiais de carreira de áreas como Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, do Quadro de Material Bélico e do Serviço de Intendência. "A AMAN é um patrimônio do Brasil com mais de dois séculos de importância para a Pátria, que certamente seguirá sendo protagonista ao longo da história", classificou Coronel.