Coronel Henrique participa de reunião pela volta dos clubes e academias em Minas Gerais

17Agosto2020

Coronel Henrique participa de reunião pela volta dos clubes e academias em Minas Gerais

A- A A+

Dando continuidade ao trabalho em prol do retorno das atividades dos clubes esportivos e das academias em Minas Gerais, após iniciativa do Deputado Estadual Coronel Henrique, representantes de clubes, federações, academias e entidades ligadas ao esporte mineiro, se reuniram nesta segunda (17), com o Secretário de Estado de Saúde, Carlos Amaral Pereira, para debater a possibilidade do retorno gradual das atividades.

Na oportunidade, Coronel Henrique enfatizou a necessidade da retomada das atividades físicas e esportivas, como medida de promoção da saúde física e mental dos praticantes. Indagado pelos participantes sobre a necessidade do retorno dos clubes e academias, pautados em protocolos sanitários preventivos ao covid-19, o Secretário de Saúde Carlos Amaral, afirmou que a expectativa é de que seja dado um importante passo nos próximos dias, com a inclusão dos segmentos na onda amarela do programa “Minas Consciente”.

“Estamos muito sensíveis com a causa, nosso intuito é a tomada de decisões no momento adequado, para evitarmos que as academias e clubes sejam áreas de foco de disseminação do vírus em Minas. Mas estamos em um momento de virada. Vejo a possibilidade de mudança para a onda amarela e, posteriormente, para a onda verde, pois nesse momento, estamos com uma estabilidade (no número de casos), a tendência de queda, tornando uma realidade e um momento diferente de há dois meses atrás, por exemplo”, ponderou o Secretário.

O presidente do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais, Cláudio Bosch, salientou que a mudança para uma nova onda, pode representar um estimulo à volta das academias nos municípios mineiros. “Temos absoluta certeza de que isso sendo possível, facilitará para as academias e clubes de municípios do interior, que possam rever as suas atitudes, assim como a própria prefeitura de Belo Horizonte”.  

O presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Braga, reforçou que já faz parte do dia a dia dos clubes as medidas de higienização dos espaços de uso comum, o que torna ainda mais viável a prevenção ao covid-19 nesses espaços. Geraldo Pedrosa, CEO do Minas Tênis Clube, ressaltou que cada protocolo é realizado de acordo com as especificidades das diferentes práticas esportivas. “Os associados assinam inclusive, um termo de responsabilidade. Temos total compromisso com o cumprimento dos protocolos e os associados estão sujeitos a punição, caso não os cumpra”, detalhou.

Deputado Estadual atuante pela volta dos clubes e academias em Minas, Coronel Henrique têm participado ativamente da causa, incluindo uma ação na qual enviou dois requerimentos ao Governo do Estado, cobrando medidas efetivas para o retorno das atividades. “Já foi comprovado que a prática de atividades físicas está diretamente ligada à melhora da saúde da população. Além disso, são milhares de mineiros e mineiras que dependem desses segmentos para sobreviver”, argumentou o parlamentar.

Representando o esporte de alto rendimento, a Federação Mineira de Voleibol, integrada por diversos atletas olímpicos, também esteve presente na reunião, representada por seu presidente Tomás Mendes. "Temos uma expectativa muito positiva após sermos recebidos pela segunda vez pelo comitê do Minas Consciente, que de forma solicita e aberta, ouviu as demandas do esporte mineiro".

A reunião também contou com a participação do Presidente do Sindicato das Academias de Minas Gerais, Gustavo Fleming, que falou sobre a importância dos estabelecimentos para o povo mineiro. "As academias são centros de promoção da saúde e da qualidade de vida de seus praticantes. Além de ser um importante segmento da economia mineira, gerando milhares de empregos em todas as regiões do estado", ressaltou.