CORONEL HENRIQUE PRESIDE AUDIÊNCIA EM VISCONDE DO RIO BRANCO SOBRE O POLO DE FRUTICULTURA

24Maio2024

CORONEL HENRIQUE PRESIDE AUDIÊNCIA EM VISCONDE DO RIO BRANCO SOBRE O POLO DE FRUTICULTURA

A- A A+

O Deputado Estadual Coronel Henrique presidiu uma reunião da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada em Visconde do Rio Branco (Zona da Mata), nesta sexta-feira (24), que debateur a importância do Polo de Fruticultura da região.

O Polo de Fruticultura de Visconde do Rio Branco foi instituído pela Lei 24.659, de 2024, que teve origem no Projeto de Lei 3.027/21, do deputado Coronel Henrique. Contando com representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco, além de órgãos ligados ao Governo do Estado, como EPAMIG, EMATER, IMA, SEAPA-MG e também a FAEMG, bem como representantes de empresas como a Minas Fruit, foram discuridas perspectivas desse arranjo produtivo.

O Polo abrange os municípios de Astolfo Dutra, Coimbra, Dona Euzébia, Ervália, Guidoval, Guiricema, Miraí, Paula Cândido, Rodeiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Ubá e Viçosa, além de Visconde do Rio Branco. Entre os objetivos do Polo de Fruticultura, estão o fortalecimento dessa cadeia produtiva, o incentivo à produção, ao processamento e à comercialização de frutas, a promoção do desenvolvimento e da divulgação de tecnologias aplicáveis à fruticultura e o aumento da competitividade do setor.

O Município de Visconde do Rio Branco é grande produtor de diversas frutas, como laranja, manga, goiaba, maracujá, banana, coco, limão, tangerina e mamão. O arranjo produtivo local de fruticultura, que abriga indústrias de sucos e polpas, gera mais de 1,5 mil empregos diretos na região. Com a oficialização do Polo de Fruticultura, o setor tem a expectativa de fortalecer a economia local e consolidar Minas Gerais como o quarto maior produtor de frutas do Brasil.