Deputado Coronel Henrique, realiza audiência pública para debater valorização dos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

03Maio2023

Deputado Coronel Henrique, realiza audiência pública para debater valorização dos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)

A- A A+

Nesta quarta-feira (3), o Deputado Estadual Coronel Henrique, Médico Veterinário e Vice-Presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da ALMG, realizou uma audiência pública, com a finalidade de debater a valorização dos servidores do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).

A categoria reivindica valorização por parte do Governo do Estado e cobra o cumprimento de acordo que pôs fim a uma greve em 2015. Naquele ano, os servidores do IMA paralisaram suas atividades para exigir a estruturação de um novo plano de carreira e a alteração da fórmula de cálculo da Gedima, gratificação que representa um importante complemento nos vencimentos da categoria.

O deputado Coronel Henrique lembrou que o trabalho dos servidores do IMA foi fundamental para que o rebanho bovino de Minas Gerais conquistasse o status sanitário de livre de febre aftosa sem vacinação, o que abre novos mercados no exterior para a carne produzida no Brasil.

O Parlamentar defendeu ainda que o IMA seja reconhecido como uma instituição de saúde única, conceito que abrange a saúde de pessoas, animais e ecossistemas.

O IMA é responsável pela defesa sanitária animal e vegetal no Estado. Além de inspecionar e certificar os produtos agropecuários, os fiscais atuam na educação sanitária e no apoio à agroindústria familiar. São ao todo 678 escritórios municipais e 186 seccionais, distribuídos em 21 coordenadorias regionais.

Segundo o diretor técnico do IMA, Guilherme Costa Negro Dias, a Lei de Responsabilidade Fiscal impede o Estado de cumprir acordos firmados em governos anteriores. Ele lembrou que o concurso público com inscrições abertas atualmente vai permitir a contratação de 132 novos fiscais e assistentes. Mas os servidores reclamam que esse número é insuficiente para repor a mão de obra necessária no IMA.

Também participaram da reunião a Priscila Gonçalves, Presidente do SINDAFA-MG, Dra. Moísa Lasmar, Vice-Presidente do SINDAFA-MG, Dr. Bruno Divino Rocha Presidente do CRMV-MG, Dr. Guilherme Costa Negro Dias Diretor-Técnico do IMA, Dr. Altino Rodrigues Neto Superintendente da FAEMG e Antônio Ruback, Presidente da Associação dos Servidores do IMA.