DIA DA MEDICINA VETERINÁRIA MILITAR

17Junho2020

DIA DA MEDICINA VETERINÁRIA MILITAR

A- A A+

A contribuição da Medicina Veterinária para a sociedade ocorre em diversos segmentos. Da segurança dos alimentos à sanidade dos animais de produção, do controle de zoonoses ao bem-estar dos silvestres e de companhia, os médicos-veterinários atuam na garantia da saúde única, do meio-ambiente, dos animais e dos seres humanos. E, inclusive, na área militar. 

No dia 17 de junho, comemora-se o Dia da Medicina Veterinária no Exército Brasileiro, em homenagem ao seu Patrono, o Tenente-Coronel Médico João Muniz Barreto de Aragão, que nasceu nessa data. É mais uma esfera de atuação que mostra a polivalência e a importância dos profissionais para o Brasil.

Médico-veterinário do Exército Brasileiro por mais de 20 anos, o Deputado Estadual por Minas Gerais, Coronel Henrique, detalha a contribuição do militar no surgimento da Medicina Veterinária no país, no fim do século XIX. "João Muniz de Aragão foi um visionário, naquele tempo, ao assessorar a presidência da República, trazendo para o país os conhecimentos de nossa profissão, que já eram dominados na Europa, com o apoio e a presença de médicos-militares franceses".

Nos quartéis, os médicos-veterinários trabalham para garantir a biossegurança e o controle das zoonoses, no tratamento de animais como cães e cavalos, tão importantes em missões realizadas junto às tropas, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.

Coronel Henrique detalha em que consiste o trabalho dos médicos-veterinários militares. "Os médicos-veterinários militares do Exército Brasileiro atuam em diversas frentes. A inspeção e vigilância sanitária de alimentos, a contribuição para a defesa nacional, o estudo da fauna e a preservação do meio ambiente, além da preservação da saúde dos animais de emprego militar, são algumas de suas principais atribuições".


Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Militar e Organização das Nações Unidas (ONU) contam com médicos-veterinários em suas estruturas. O Exército Brasileiro, por exemplo, possui cães treinados para guarda de instalações e detecção de explosivos, armas e substâncias químicas. Entende-se, então, a importância do médico-veterinário, que também é responsável pelo manejo, reprodução e atendimento clínico-cirúrgico de equinos. 

Em comemoração a data, Coronel Henrique agradece a todos os que participaram de sua jornada como médico-veterinário do Exército Brasileiro e parabeniza seus colegas de profissão.