EXÉRCITO BRASILEIRO CONTRIBUI PARA COLOCAR O BRASIL NOS TRILHOS
A mão amiga do Exército Brasileiro sempre estará estendida a favor de nossa pátria. O 2º Batalhão Ferroviário de Araguari (MG), junto ao 4º Batalhão de Engenharia de Construção da Bahia, assumirão as obras do lote 6 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que terá grande importância no transporte de minério e grãos, destinados ao mercado interno e exerno.
"Como Coronel do Exército e membro efetivo da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias na Assembleia Legislativa, comemoro mais uma conquista que será proporcionada com a participação dos militares do Exército Brasileiro, de suma importância na melhoria da infraestrutura e da logística do país", ressalta o Deputado Estadual Coronel Henrique.
Quando estiver totalmente concluída, a Fiol trará entre outros benefícios, a redução dos custos de transporte de grãos, álcool e minérios destinados aos mercados interno e externo; a ampliação da produção agroindustrial da região; e a interligação dos estados do Tocantins, Maranhão, de Goiás e da Bahia aos portos de Ilhéus (BA) e Itaqui (MA).
A ferrovia deve se tornar, também, um importante caminho de escoamento do minério do sudoeste da Bahia (Caetité e Tanhaçu) e de grãos da região oeste do mesmo estado. A ferrovia também poderá se conectar, futuramente, à malha da Ferrovia Norte-Sul, o que traria melhoria para logística nacional.
Está é a primeira vez que um batalhão ferroviário das Forças Armadas assume um projeto de ferrovia, desde a implantação Estrada de Ferro do Oeste (Ferroeste), na década de 1990.