PL QUE RECONHECE COMO DE RELEVANTE INTERESSE CULTURAL O FESTIVAL DE MORANGOS, ROSAS E FLORES DE ALFREDO VASCONCELOS É APROVADO EM 2° TURNO
O Projeto de Lei 1370/2023, de autoria do Deputado Estadual Coronel Henrique, que reconhece como de relevante interesse cultural, social e econômico do Estado o Festival de Morangos, Rosas e Flores realizado no Município de Alfredo Vasconcelos, foi aprovado em segundo turno na reunião plenária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais realizada nesta quarta-feira (10). Agora, o projeto segue para o Governo do Estado, para que possa ser sancionado e tornar-se Lei em Minas Gerais.
A produção de Morangos é uma das principais atividades econômicas de Alfredo Vasconcelos, cidade situada na região do Campo das Vertentes. Suas características geográficas e climáticas combinadas com a aplicação de boas práticas agrícolas, desenvolvidas em sua maioria por agricultores familiares, contribuem para o destaque na produção de morango e de flores, especialmente as rosas.
O cultivo é feito com zelo e o cuidado com a plantação é passado de geração a geração. A produção de morangos de Alfredo Vasconcelos além de abastecer o mercado nacional, é aproveitada em tradicionais doces e bolos que geram bons negócios para o Município, e também em inovações culinárias como o risoto de morango e a cerveja artesanal de morango.
O Festival de Morangos, Rosas e Flores de Alfredo Vasconcelos, realizado há mais de 20 anos, é um tradicional evento da região. Durante a programação acontecem desfiles de carros ornamentais, concurso de arranjos florais, coroação da rainha do festival, exposição e venda de morangos e seus derivados, mudas de rosas e flores, além de variados shows. É também uma grande oportunidade para os visitantes conhecerem os aspectos históricos do município, seus atrativos culturais e o artesanato local.