PROCESSO SELETIVO PARA MILITARES INATIVOS DAS FORÇAS ARMADAS ATUAREM EM ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
Militares Inativos das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), interessados em atuarem no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares, como Prestadores de Tarefa por Tempo Certo, poderão se inscrever, de 13 a 31 de julho de 2020, no novo processo seletivo para preenchimento de vagas destinadas a Escolas Cívico-Militares (Ecim) localizadas em diversas cidades do país.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Escolas Cívico-Militares na ALMG, o Deputado Estadual Coronel Henrique teve importante participação para que fosse viabilizada a implementação do modelo de ensino em escolas mineiras, nos municípios de Barbacena, Belo Horizonte e Ibirité. No Estado, são oferecidas 32 vagas nesse processo seletivo, conforme a tabela abaixo:
Também serão realizadas palestras, a fim de esclarecer dúvidas referentes ao processo seletivo e às atribuições que serão desempenhadas pelos militares nas instituições de ensino que receberão o modelo cívico-militar, conforme o disposto abaixo:
Leia abaixo a nota informativa oficial sobre o PECIM e saiba mais sobre a atuação dos militares nas escolas:
NOTA INFORMATIVA SOBRE O PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES
Militares Inativos das Forças Armadas de quaisquer Corpos / Quadros / Armas / Serviços / Especialidades, interessados em atuarem no Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares – Pecim (Decreto 10.004/2019), como Prestadores de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), poderão se inscrever, no período de 13 a 31 de julho de 2020, no novo processo seletivo para preenchimento de vagas destinadas a Escolas Cívico-Militares (Ecim) localizadas em diversas cidades do país.
Em cada Ecim, será implantado um modelo de gestão de excelência baseado nos Colégios Militares do Exército, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.
Os professores e os demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho em sala de aula. Não ocorrerá a substituição dos profissionais da educação e, tampouco, dos professores, por militares inativos.
Os militares inativos contratados poderão atuar, como assessores/colaboradores da Direção de Ensino, nas gestões escolar, administrativa, educacional e didático-pedagógica das Ecim.
Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por quaisquer militares inativos:
assessorar/colaborar com a Direção para a melhoraria da infraestrutura escolar, para a melhoria da zeladoria do patrimônio e para o aperfeiçoamento dos processos.
Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por oficiais superiores, intermediários e subalternos:
auxiliar na Gestão Escolar e Educacional, no zelo e na manutenção da disciplina escolar, na orientação das ações dos monitores, na observação e melhoria da situação comportamental e nas atitudes dos alunos, na organização e na realização de eventos educacionais e cívicos, dentre outras ações.
Exemplos de tarefas que poderão ser exercidas por monitores (suboficiais/subtenentes/sargentos):
melhorar o ambiente educativo, contribuir para a redução da violência na escola, aumentar o nível de satisfação dos alunos, reduzir as faltas, desenvolver valores morais e atitudes de civilidade, orientar os procedimentos dos chefes de turma, dentre outras ações.
Outras informações poderão ser obtidas nas seguintes páginas da internet das Forças Armadas:
Marinha do Brasil https://www.marinha.mil.br/navega-reserva/pecim
Exército Brasileiro http://www.eb.mil.br/web/reserva-pro-ativa/informativo
Força Aérea Brasileira http://www.fab.mil.br/noticias/mostra/35312