PROJETO DE LEI DO CORONEL HENRIQUE PROÍBE CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA EAD EM MINAS GERAIS

14Novembro2023

PROJETO DE LEI DO CORONEL HENRIQUE PROÍBE CURSOS DE MEDICINA VETERINÁRIA EAD EM MINAS GERAIS

A- A A+

O Deputado Estadual Coronel Henrique criou o Projeto de Lei n° 1.702/2023, que proíbe o funcionamento de cursos de graduação de nível superior em Medicina Veterinária na modalidade de ensino à distância (EAD) em Minas Gerais. O PL determina ainda que a fiscalização do cumprimento da medida, será de competência da Secretaria de Educação, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Minas Gerais.

“Cursos de Medicina Veterinária a distância não oferece condições plenas para formar profissionais capacitados para desenvolver ações e obter resultados voltados à área das Ciências Agrárias e da Saúde no que se refere à produção animal, produção de alimentos, saúde animal, saúde pública e saúde ambiental, como disposto nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina Veterinária”, ressalta o Deputado em sua justificativa.

Segundo Coronel Henrique, para formar um médico-veterinário que domine o conteúdo acadêmico é indispensável que ele adquira competências por meio de treinamento técnico planejado para lhe conferir as habilidades necessárias ao desenvolvimento profissional, a uma sólida formação e ao espírito científico. A capacitação só é possível quando o curso estabelece uma adequada articulação entre a formação teórica e a prática, respeitando 40% da carga horária em teoria e 60% em prática.

“Competências e habilidades específicas, bem como, o desenvolvimento de condutas e de atitudes com responsabilidade técnica e social desenvolvidas com a interação aluno e professor, em especial, em atividades práticas, ficam muito prejudicadas no ensino a distância, sendo que o médico-veterinário com formação deficiente pode oferecer risco aos animais, à sociedade, à saúde pública e à saúde ambiental”, complementa o parlamentar.