PROJETO DE LEI QUE INSTITUI O POLO DE FRUTICULTURA DE VISCONDE DO RIO BRANCO E REGIÃO É APROVADO EM 1º TURNO
De autoria do Deputado Estadual Coronel Henrique, o Projeto de Lei nº 3027/2021, que institui o Polo de Fruticultura de Visconde do Rio Branco e Região, foi aprovado em primeiro turno em reunião extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (23), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
O Polo composto pelos Municípios de Astolfo Dutra, Coimbra, Dona Euzébia, Ervália, Guidoval, Guiricema, Miraí, Paula Cândido, Rodeiro, São Geraldo, São Sebastião da Vargem Alegre, Ubá, Viçosa e Visconde do Rio Branco, que é o município sede.
Especialmente Visconde do Rio Branco se destaca na cadeia da fruticultura mineira. Segundo o IBGE, o município produziu, no ano de 2019, 2,6 mil toneladas de laranja, 1,5 mil de manga, 1,4 mil de goiaba, 1,2 mil de maracujá, 299 de banana, 24 de limão, 15 de tangerina e 10 toneladas de mamão, além de 72 mil frutos de coco-da-baía.
São objetivos do Polo fortalecer a cadeia produtiva da fruticultura; contribuir para a geração de empregos e para o aumento da renda no meio rural, principalmente por meio de ações voltadas para a agricultura familiar; desenvolvimento de ações de capacitação profissional de agricultores; entre outros.
Agora, o Projeto seguem análise na casa legislativa, para ser pautado para votação em segundo turno, de forma definitiva. Caso seja aprovado em segundo turno, o Projeto segue para sanção por parte do Governo do Estado, através da qual, se torna Lei em toda Minas Gerais.